Escrito por:

Jéssica Hilgert

Sommelière, estudante de filosofia e colunista da Casa Tertúlia

2021-01-12 16:18:09

Tags: cabernet-sauvignon-2018,isabel-2018,vinho-fino-seco-merlot-2018,

Coq-au-vin: conhece esse clássico francês?

Cortes de frango, legumes, cogumelos e vinho: quatro ingredientes principais para fazer essa receita confortável e deliciosa.

Transformar um simples frango em um banquete não é tão complicado, se contarmos com uma ajudinha dos franceses. Essa receita é um clássico da culinária e tem um ingrediente especial: o vinho. Coq em francês significa “galo”, enquanto au vin quer dizer “ao vinho”. Já deu para imaginar o que está por vir? A não esquecer dos cogumelos Paris frescos, legumes variados e do famoso bouquet garni

Vamos à preparação. Ela requer um pouco de tempo e dedicação, mas o resultado final faz valer muito a pena.

  • Marinada de frango em nosso Cabernet Sauvignon, Merlot ou até mesmo o vinho Isabel: cubra os pedaços de frango com o vinho, adicione 4 cenouras e 1 cebola picadas, 3 dentes de alho, 1 colher de sopa de pimenta inteira, 5 cravos da Índia, 1 folha de louro e um Bouquet Garni (explicamos abaixo). Deixe repousar de um dia para o outro. Dica: coloque as pimentas e os cravos dentro de um difusor de chá ou saquinho culinário para facilitar a retirada depois.
  • Bouquet Garni: trata-se de uma trouxinha de temperos amarrados por um fio que permite passar o sabor ao prato sem se perder lá dentro. No nosso foi: folhas de alho-poró, tomilho e salsinha.

Após o frango e os legumes terem marinado, retire os cortes e seque-os levemente colocando em uma travessa. Salgue e adicione pimenta dos dois lados e deixe aguardar por 5-10 min. Aqueça uma panela de ferro com um pouco de óleo vegetal para elevar a temperatura, e antes de pôr o frango adicione manteiga. Doure o frango e retire.

Na panela, adicione o bacon picado em tiras e deixe dourar. Acrescente os legumes da marinada, coando a cenoura e a cebola e reservando o vinho. Acrescente manteiga conforme necessário para dourar. Coloque 2 ou 3 colheres de farinha e misture. Em seguida acrescente o vinho da marinada.

Deixe cozinhar por 30-60 minutos, dependendo dos cortes escolhidos e do tipo de frango, mexendo de tempos em tempos para não grudar.

  • Base de cogumelos: 15 minutos antes de finalizar, coloque manteiga generosamente em uma frigideira, adicionando cebolas (idealmente mini-cebolas, mas também pode ser a normal picada), aguarde um pouco e acrescente os cogumelos picados. Quando tudo tiver dourado, adicione a mistura à panela de Coq au vin.

Agora é só aguardar e servir com purê de batatas, polenta ou mesmo uma baguete ao estilo francês.

E, claro, harmonize com o vinho! 

« »

Os comentários estão desativados.