Escrito por:

J. Hilgert

Sommelière, mestre em filosofia e colunista da Casa Tertúlia

2025-06-18 15:23:39

Tags: enologia,enologia de inteligencia,fiergs,impulsionando a industria gaucha,industria gaucha,inovação,tecnologia,vinho,vinho brasileiro,

Palestra sobre o Vinho IA na FIERGS: inovação na indústria gaúcha

No dia 22 de maio, o engenheiro Gabriel Hilgert representou a Casa Tertúlia em um evento promovido pela FIERGS que reuniu especialistas, empresários e instituições para discutir soluções de inovação e alavancamento para pequenas e médias empresas do Rio Grande do Sul. A programação, voltada a caminhos concretos de retomada econômica após as enchentes, contou com a palestra sobre o caso da Casa Tertúlia com o uso da inteligência artificial, tendo o destaque da tecnologia como vetor de desenvolvimento regional – apresentando, em especial o projeto pioneiro do Vinho IA – Corte I.

Durante sua fala, Gabriel apresentou o processo de criação do Vinho IA, o primeiro rótulo brasileiro elaborado com o apoio de algoritmos próprios de inteligência artificial. Mais do que uma inovação tecnológica, o projeto nasce como símbolo de reinvenção a partir da ciência no interior do estado. Desenvolvido em uma vinícola familiar, o vinho marca a intersecção entre produção enológica e tecnologia de ponta.

Casa Tertúlia IA Corte I

R$190,00

Primeiro vinho elaborado com algoritmos de Inteligência Artificial pela Casa Tertúlia.

SKU: FGVIACI24
Categoria:

A palestra também trouxe reflexões sobre como ferramentas de IA podem ajudar não apenas na criação de novos produtos, mas na gestão, na previsibilidade de safras, na personalização da experiência do consumidor e na integração entre pequenos produtores e o mercado global.

“A tecnologia, quando aliada a um conhecimento tradicional e a proposição de algo novo, pode gerar soluções sustentáveis e competitivas que transformam nossa realidade e desenham um futuro, tanto para o setor vitivinícola como para indústrias gaúchas”, destacou Gabriel.

O evento, que contou com a presença de representantes do BNDES, SEBRAE, Finep, e outras instituições estratégicas, foi um marco para reforçar o papel da inovação na reconstrução de empresas afetadas por desastres naturais. O case do Vinho IA demonstrou como é possível inovar com raízes fincadas na história e na cultura da região.

Confira a notícia do Correio do Povo sobre o evento aqui.

A Casa Tertúlia, sediada em Três de Maio, cada vez mais presente em eventos nacionais e internacionais, acredita que o futuro do vinho gaúcho passa pela colaboração, tecnologia e valorização da ciência. O Vinho IA já é uma realidade – e também uma provocação: como podemos usar o melhor da tecnologia para criar produtos autênticos e que trazem algo realmente novo?

Confira algumas imagens da participação de Gabriel Hilgert no evento e conheça mais sobre o projeto acessando: vinicolacasatertulia.com.br/ia