translate
Português English Español
Carregando... Loading... Cargando...

Em cada vinho, uma tertúlia

Acreditamos na beleza das tertúlias entre amigos, nas boas conversas e na alegria dos encontros. Com esse ideal, encontramos no vinho um grande aliado

Excelência na elaboração de lotes únicos em uma nova região no mundo do vinho

Nascemos sobre o solo vermelho do Alto Uruguai gaúcho

Somos uma família descendente de imigrantes alemães que, em tempos já longevos, se aventuraram em uma segunda migração às fronteiras mais profundas do Rio Grande do Sul, partindo da região metropolitana gaúcha rumo às desconhecidas terras que naquela época chamavam-se “Colônias Novas”. Aqui nossos antepassados fincaram raízes, plantaram, criaram seus filhos e construíram as casas onde envelheceram. Nós também nascemos aqui, e aqui crescemos, graças àqueles que vieram antes de nós, e por isso temos amor por esta terra e nela decidimos construir, pedra sobre pedra, a vinícola que hoje também chamamos de casa, nossa Casa Tertúlia. Nesta terra vermelha que tinge nossas mãos, iniciamos um vinhedo. Em uma região onde não era comum esse cultivo, enterrar pequenas e frágeis mudas de videira mais parecia uma loucura. No entanto, estudando as características de solo e clima da região, tivemos a convicção de que o resultado seria um terroir de sucesso. Como sonhadores e apaixonados iniciamos nossa jornada, mas buscamos também o conhecimento técnico e científico para sustentar nosso sonho. Dentro de alguns anos, floresceram os primeiros cachos, e as primeiras gotas de vinho tocaram nossas bocas. E aqui, no interior do Alto Uruguai gaúcho, uma região intermediária entre o sul do Brasil e norte da Argentina, começamos nossa produção vinícola. Estamos situados na localidade de Santa Lúcia, em Três de Maio, nas terras onde viveram nossos familiares há gerações, e onde o horizonte e os céus são tão vastos que a cada noite temos a impressão de ver as estrelas do mundo inteiro. Aqui, como nossos avós, também decidimos fincar nossas raízes — e pelo visto são raízes de videira.

Pelo caminho da enologia: sustentabilidade e dedicação

Investindo em nosso projeto, deparamo-nos com a ausência de técnicos especializados no manejo vitícola na região, e tivemos que procurar pelo conhecimento requerido para realizar nosso trabalho. Assim surgiu a enóloga de nossa família, que, vivendo por mais de 10 anos na Serra Gaúcha, viajava as 8 horas de carro de lá para a o Alto Uruguai todos os meses, às vezes em todos os finais de semana, administrando os estudos de Viticultura e Enologia no IFRS de Bento Gonçalves com os trabalhos da vinícola em desenvolvimento. Com um saber teórico que precisava sempre se pensar e se adequar à realidade dos solos argilosos e ao clima peculiar de nossa terra, fomos desenvolvendo as técnicas que hoje aplicamos em nossos vinhedos, e aprendendo a dominar com maestria a refinada arte de fazer vinhos em um terroir praticamente inexplorado. Fizemos isso tendo sempre uma grande preocupação com o meio-ambiente, e passamos a utilizar métodos sustentáveis como o consórcio de ovinos e aves para o controle de pragas e ervas daninhas no vinhedo, com o uso de irrigação subterrânea para redução de desperdícios e o acompanhamento minucioso das plantas, a fim de otimizar recursos e tomar cuidados na hora certa. Isso nos fez aprender a como tratar das videiras da maneira adequada à região do Alto Uruguai, almejando o seguinte destino: um mundo cheio de tertúlias sobre as árvores.

Trabalhamos com tecnologia, cuidado e qualidade

Na cantina, o cuidado de uma vinícola boutique e do acompanhamento da família é unido à utilização de equipamentos de tecnologia avançada. A dedicação integral de nossa enóloga e dos membros da família vão desde o cultivo das plantas, a partir das primeiras mudas nascidas, até a poda anual de todos os ramos e a vindima, permite-nos alcançar um padrão elevado de qualidade das frutas e, além disso, aplicar os métodos mais aprimorados para a elaboração de nossos sucos integrais, vinhos e espumantes, que acompanhamos de perto. Começando pela seleção manual e rigorosa das uvas e mantendo o cuidado nos menores detalhes, seja na vinificação, no envasilhamento e mesmo na rotulagem, fazemos com que os produtos da Casa Tertúlia tenham por resultado o reconhecimento de sua qualidade e a autenticidade que faz de cada uma de nossas garrafas uma garrafa única. Nosso ideal é uma casa repleta de experiências enogastronômicas, com vinhos, espumantes e sucos de qualidade elevada, e, claro, uma redescoberta das tertúlias. Por isso nos chamamos Casa Tertúlia, e por isso elaboramos produtos da mais alta qualidade.

Essa é a Casa Tertúlia